Instagram: 10 dicas para otimizar o perfil do seu cartório

Atualmente, agências de publicidade movimentam milhões de reais e possuem centenas de especialistas em um único canal de comunicação: o Instagram. Mais do que uma rede social, o serviço é usado por uma porcentagem gigantesca da população brasileira como principal fonte de notícias e entretenimento.

Assim, com tanto potencial, pode ser a ferramenta ideal para apresentar seu cartório ao grande público, desde que usada da forma correta. Como assim?

Fácil de usar, difícil de dominar

Quem faz uma análise superficial do Instagram pode achar que a rede social é uma ferramenta básica ou até mesmo limitada. Todavia, essa não é a realidade. 

A plataforma possui a capacidade de alcançar diferentes tipos de pessoas não apenas por ter uma base de usuários gigantesca, mas por possuir funções extremamente eficazes de acordo com cada estratégia de comunicação.

Em suma, a grande vantagem do Instagram é conseguir segmentar seu público para levar apenas o conteúdo que efetivamente será bem recebido. Por exemplo, uma editora de livros jurídicos conseguirá mostrar seu material apenas para estudantes, advogados e outros profissionais da área.

Mas como isso ajuda o cartório? Apesar de alcançar cada setor da sociedade, o setor cartorário tira mais proveito em certas categorias, como entre profissionais do ramo imobiliário e os já citados advogados.

Entretanto, para conseguir isso, não basta ter um perfil aberto e fazer publicações com certa frequência. É preciso otimizar a página do cartório com esse objetivo, o que pode ser feito seguindo as dicas abaixo.

10 – Tenha uma estratégia de publicações

Como já falamos no artigo “Instagram: Como seu cartório pode utilizá-lo?”, o primeiro passo ao usar o Instagram é ter uma estratégia de publicação. Isso inclui um cronograma de postagens, planejamento de pautas, agendamentos e outras questões comentadas no texto.

9 – Analise seu público

Seu cartório presta serviços de notas e protestos? Ou é um cartório de registro civil? Dependendo dos serviços, o perfil terá que se adaptar de formas totalmente distintas. Também é preciso considerar a região, população da comarca, pessoas que já seguem o perfil, etc.

8 – Não use “atalhos”

Esse é um assunto delicado, mas deve ser abordado. No Instagram, alguns perfis usam estratégias que fogem dos Termos e Condições da plataforma. Isso inclui “comprar” seguidores (geralmente são vendidos pacotes com milhares de perfis para esse intuito) ou adquirir um perfil que já possui muitos seguidores e apenas mudar seu nome. 

Em ambos os casos, os resultados não serão positivos e o seu cartório pode até ser penalizado legalmente.

7 – Treine sua equipe

Não é raro que um cartório não consiga ter um bom desempenho no Instagram por conta da falta de habilidades de quem gerencia a ferramenta. Entretanto, isso não costuma ser culpa do colaborador, e sim da falta de uma capacitação específica. Falamos sobre isso nesse artigo.

6 – Crie uma identidade visual

Para seu cartório ser reconhecido e perdurar na memória do público, é preciso criar uma identidade visual marcante. Ou seja, suas postagens devem usar cores, formatos, fontes e linguagens semelhantes. Uma solução interessante é contratar um profissional de design para formular essa identidade.

5 – Não desperdice dinheiro

Despejar quantias grandes de dinheiro nas publicações pode até resultar em números “brutos” interessantes, mas o resultado real não será proveitoso. Assim, não comece a investir nas postagens pagas antes de fazer um bom planejamento e preparação.

4 – Orgânico é melhor

Em termos de redes sociais, resultados orgânicos são aqueles que não envolvem um pagamento direto. Por exemplo, páginas que conseguem seguidores sem colocar muito dinheiro em propaganda. Assim, é melhor que seu cartório conquiste o público organicamente.

3 – Conteúdo é tudo

Mas como o perfil pode fazer sucesso sem grandes gastos? Através do conteúdo. Pouco adianta ter uma identidade visual sofisticada, um cronograma bem feito e uma equipe que saiba utilizar o Instagram se as publicações não forem interessantes. Assim, leve ao seu público aquilo que eles realmente querem ver.

2- Tenha constância

Uma publicação em uma semana, dez em outra e nenhuma no fim do mês. Esse espaçamento é um erro gigante, pois impede que seu público se acostume e acompanhe os conteúdos divulgados. Uma forma de manter essa constância de publicações é usando o marketing de conteúdo, que explicaremos melhor logo abaixo.

1 – Postagens com conteúdo útil

Talvez o seu cartório esteja seguindo todas as dicas acima e ainda não teve bons resultados. Onde está o erro? Provavelmente na falta de “valor” das postagens. Usar o Instagram apenas como publicidade é um erro. O melhor a se fazer é apresentar conteúdos úteis e diretamente ligados aos serviços prestados.

Por exemplo, o perfil do cartório pode ser uma fonte de novidades sobre direito cartorário, dicas jurídicas e informações pertinentes. Isso vai atrair até mesmo quem não tem interesse direto nos serviços prestados, mas quer saber mais sobre essas temáticas.

Conclusão

O que achou das dicas acima? O Instagram é uma das melhores ferramentas para o seu cartório. Para saber sobre outras redes sociais, veja o artigo “Redes Sociais de Cartórios: A melhor ponte para os clientes”. 

Ficou com alguma dúvida? Continue acompanhando nosso blog para saber mais textos como esse.