Reforço positivo: Melhore a produtividade da sua equipe

Imagem de uma mão feminina com o dedão levantado em sinal positivo.

A celeridade, eficácia e eficiência do cartório estão intrinsecamente ligados à qualidade da sua equipe. Assim, conhecimento na área ou boas experiências vão ser vitais para essa esfera. Saiba a seguir como o reforço positivo pode ser um aliado para a produtividade e um ambiente mais saudável de se trabalhar.

Por isso, nesse artigo iremos apresentar uma das principais técnicas da psicologia comportamental: o reforço positivo.

O que é reforço positivo?

Criado por um dos maiores estudiosos do comportamento humano, B.F Skinner, esse método faz parte de uma série de técnicas de aprimoramento.

Assim, o objetivo principal de Skinner era associar um tipo de recompensa com uma ação desejada. 

Originalmente, a técnica foi testada em crianças em idade escolar, mas pesquisas mostraram que também é benéfica para adultos, principalmente no que se refere ao ambiente de trabalho.

Dessa maneira, basicamente, o reconhecimento que acompanha um bom trabalho realizado. E não falamos apenas de bonificações, brindes ou algo do tipo. Qualquer tipo de recompensa se encaixa na técnica, sendo inclusive importante que o reforço positivo seja proporcional à realização.

Como aplicar o reforço positivo no seu cartório?

A imagem mostra quatro pessoas em uma sala de reuniões, duas mulheres brancas e dois homens brancos sorrindo em volta de um notebook. Essa imagem ilustra o uso do reforço positivo em cartórios.

Abaixo, reunimos 3 dicas gerais para aplicar essa técnica no dia a dia.

  • Evite extremos

Primeiramente, um ambiente opressivo, em que bons resultados nunca são reconhecidos, acaba desencorajando os colaboradores, que não terão incentivos para ir além do mínimo.

Por outro lado, recompensas fora de hora ou desproporcionais ao que foi realizado acabam afetando a noção de hierarquia e responsabilidade. 

Mesmo elogios, quando feitos em excesso, podem soar forçados e até incomodar quem está recebendo.

  • Tenha equilíbrio

Os talentos devem ser reconhecidos quando realmente se destacam, em momentos singelos e com recompensas proporcionais ao que foi demonstrado

Muitos chefes de equipe preferem, inclusive, organizar metas e benefícios como forma de tornar o justo e bem distribuído.

  • Justifique

Além disso, o reforço positivo precisa ser justificado. Sabe o que falamos acima sobre associar uma recompensa com uma ação desejada? Não há reforço positivo sem a associação ao bom trabalho. Dessa maneira, evite elogios e reconhecimentos vazios, deixando bem claro o motivo daquele ato.

Saúde e trabalho devem caminhar juntos

Imagem mostra duas pessoas mexendo em um computador de mesa, uma mulher negra com blusa preta e um homem negro usando óculos. Essa imagem representa o reforço positivo aplicado ao cartório.

E quais os benefícios do reforço positivo? O primeiro deles e mais relacionado ao cartório é o aumento da produtividade.

Afinal, ao saber que seus esforços serão retribuídos com reconhecimento, com certeza seus colaboradores irão colocar mais esforço e energia no trabalho. 

Isso é comprovado pelas inúmeras pesquisas que mostraram uma tendência natural do comportamento humano nesse sentido.

Ademais, o reforço positivo auxilia imensamente na saúde mental da equipe.

Atualmente, diversos problemas laborais estão muito mais ligados ao psicológico do que ao físico, como depressão, ansiedade, problemas de atenção e estafa.

Através do reforço positivo, é possível aliviar a pressão de momentos em que as demandas estão sendo mais cansativas, reverter situações desconfortáveis e até mesmo recuperar um funcionário que esteja com a produtividade em baixa.

Conclusão

A gestão da equipe é um dos principais desafios para os oficiais de cartórios. Por isso, técnicas como o reforço positivo podem colaborar bastante e trazer uma nova perspectiva ao gerenciar os colaboradores. 

Por fim, se achou o texto interessante e deseja conhecer mais, continue acompanhando nosso blog e siga nossas redes sociais!