Estabilizador, filtro de linha e Nobreak: protegendo-se de falhas de energia

Conhece a diferença entre Estabilizador, filtro de linha e nobreak?

Monitores, gabinetes, teclados, mouses… com certeza esses são os principais itens ao pensar na informática de um cartório. Em seguida, há o sistema de segurança, servidores, roteadores, pontos eletrônicos e vários outros dispositivos. Todavia, todos esses objetos dependem de algo suscetível a falhas e instabilidades: energia elétrica.

Assim, alguns equipamentos existem justamente para prevenir tais problemas, com os estabilizadores, filtros de linha e nobreaks sendo os mais destacados. Dessa forma, esse artigo explora as individualidades de cada um, mostrando quais situações exigem seus usos. Continue lendo para saber mais!

Os perigos da energia elétrica para computadores e equipamentos

Antes de adentrarmos no principal tópico, é interessante saber quais danos uma energia instável pode trazer para dispositivos de informática. O mais claro deles é a perda de dados não salvos, o que pode culminar em horas de trabalho sendo desperdiçadas.

Entretanto, há vários outros prejuízos possíveis. Em casos de picos de energia, podem ocorrer curtos-circuitos que danificam permanentemente placas e conexões. Também, caso os computadores e servidores da serventia utilizem discos rígidos, mais conhecidos como HDs, a interrupção abrupta no funcionamento pode causar perda parcial ou total de dados.

Estabilizador, filtro de linha e nobreak: Equipamentos de proteção

Agora que os riscos já estão claros, exploremos os principais equipamentos capazes de oferecer segurança e proteção contra quedas, picos e outros problemas na rede elétrica, sendo eles os estabilizadores, filtros de linha e nobreaks.

Estabilizador

Imagem de um estabilizador preto em uma mesa branca, ao fundo uma parede também branca

Os estabilizadores são os mais tradicionais equipamentos utilizados para proteção de computadores. Assim, sua função básica é literalmente estabilizar a rede, de forma que a tensão fornecida para os vários dispositivos conectados seja igual.

Com isso, mesmo que instabilidades surjam, o risco de danos é mínimo. Além disso, há certas variações entre os estabilizadores presentes no mercado, com tensão variável, transformadores, maior número de entradas e outras características. Para uso básico, costuma ser o mais recomendado.

Filtro de Linha

Imagem de um filtro de linha em fundo branco

Os filtros de linha são bem mais básicos e, por isso, mais baratos. Dessa forma, servem única e exclusivamente para impedir a passagem de voltagens mais altas que o comum, os chamados “picos de energia”. Essa proteção existe através, principalmente, do fusível em seu interior, que “queima” e corta a conexão quando necessário.

Há duas observações a serem feitas antes de passarmos para o próximo item: apesar de fornecerem proteção, os filtros de linha não são tão confiáveis quanto os estabilizadores e nobreaks. Também, é preciso ter cuidado com falsos filtros de linha, que são simples extensões sem proteção alguma.

Nobreak

Imagem de de três modelos de Nobreak em um fundo branco

Em contraste com os filtros de linha, o nobreak é a opção mais segura e também a mais custosa. Assim, além de oferecerem a mesma segurança que os estabilizadores, os nobreaks possuem baterias internas capazes de manter o fornecimento de energia durante um certo tempo.

Assim, os dispositivos conectados continuam funcionando, o que permite que trabalhos e processos sejam salvos ou concluídos. Ainda mais importante é a possibilidade de desligar os equipamentos, sem interromper bruscamente o funcionamento.

Entretanto, como dito no início do texto, o valor dos nobreaks é elevado e seu uso é voltado apenas para equipamentos de alto custo ou que não possam ter seu funcionamento interrompido. Dessa forma, muitos escolhem os nobreaks para proteger servidores, enquanto os computadores de uso básico são conectados a estabilizadores.

Seja qual das opções entre estabilizador, filtro de linha e nobreak, o mais importante é verificar a função de cada um deles e optar por aquele mais adequado para cada equipamento.

Gostou do artigo? Continue acompanhando nossa página para muitos outros!