Servidor para serventias extrajudiciais: dicas e informações

Imagem de varias entradas de conexão de rede na parte posterior de um servidor. Essa imagem representa um servidor para serventias extrajudiciais

Entre os equipamentos mais caros utilizados em um cartório, com certeza o servidor está no topo. Assim, adquirir um desses dispositivos exige muita avaliação e conhecimento das reais necessidades. Em alguns casos, será necessário um poder maior de processamento, capaz de lidar com um maior número de tarefas. Já em outros, o foco será no armazenamento de informações. Por isso, esse texto explorará as principais dicas e informações necessárias para quem está comprando um servidor para serventias extrajudiciais. Continue lendo para saber mais!

Qual a utilidade de um servidor para serventias extrajudiciais?

Não há muita diferença física em relação a um computador comum e um servidor. Assim, são basicamente os mesmos componentes, com a grande distinção estando na utilidade.

Enquanto um PC significa literalmente Personal Computer, ou seja, um computador pessoal, voltado para um único usuário, os servidores servem como ponto central de redes que gerenciam vários usuários.

Ainda, os servidores também são utilizados com programas que exigem muito poder de processamento e/ou grande volume de dados, sistemas de segurança, backup e algumas outras funções de grande importância que devem estar presentes em um servidor para serventias extrajudiciais.

PC ou servidor?

Apesar das distinções apresentadas, muitas serventias adaptam PCs comuns para o uso como servidor. Claro, para demandas mínimas e poucas exigências, um bom desktop pode sim servir como quebra galho.

Todavia, como não são pensados para usos desse tipo, podem sofrer com superaquecimento, perda de desempenho e até mesmo virarem um funil para a rede que gerenciam, diminuindo a eficiência geral.

Também, os melhores servidores do mercado são otimizados para uma menor consumo de energia, mesmo aqueles que são utilizados sem interrupção.

É melhor montar ou adquirir um servidor pronto para serventias?

Imagem de um servidor ThinkSystem da marca Lenovo em um fundo branco. Essa imagem representa um servidor para serventias extrajudiciais

Por fim, uma grande dúvida para quem está começando a investir no segmento: é melhor montar um servidor, adquirindo cada peça individualmente, ou já comprar uma solução pronta para uso?

Como em quase todas as áreas da informática, não há uma resposta correta. Assim, em alguns casos específicos, optar por escolher cada componente pode ser necessário, já que pode ser preciso focar em um certo aspecto. Por exemplo, se você deseja uma capacidade maior de armazenamento, será melhor montar um servidor capaz de suportar vários dispositivos de armazenamento com estabilidade.

Entretanto, na maioria dos casos a melhor escolha será um servidor pronto, de fabricantes com autoridade do mercado. Primeiro, são hardwares otimizados ao máximo, com cada peça sendo escolhida para funcionar com harmonia no conjunto. Segundo, servidores montados são preparados para usos mais robustos, com fontes que suportam mais carga, grande número de conexões, placas mães que aceitam mais de um processador…

Também há a grande vantagem da garantia e suporte, com algumas fabricantes até mesmo oferecendo planos de assistência contínua. Isso é útil principalmente para serventias que não possuem uma equipe de T.I.

Inclusive, esse é o principal motivo para adquirir um servidor pronto: a manutenção, configuração e instalação são mais fáceis, sem necessidade de grande especialização ou estrutura.

Conclusão

Esse é um segmento com certa complexidade e merece muita atenção antes da escolha final. Além disso, mesmo que o servidor para serventias extrajudiciais escolhido seja perfeito para sua demanda, ainda será necessário ter um bom software otimizado para sua estrutura.

Nesse sentido, a Acsiv traz diversas soluções para sua serventia, com recursos que integram desde requerimentos até a organização de ofícios. Entre em contato para saber mais!