Ergonomia para cartórios: Trazendo conforto e produtividade

Ergonomia para cartórios: Trazendo conforto e produtividade

Ergon, palavra grega para trabalho, e nomos, que significa normas ou leis também no idioma grego, formam uma palavra pouco conhecida em escritórios: ergonomia. Assim, nas discussões sobre como aumentar a produtividade no ambiente de trabalho, não há dúvidas que o conforto e o bem estar são vitais. É nesse momento que se deve ter atenção com a ergonomia para cartórios

Por isso, praticamente um segmento de mercado se formou ao redor disso, com serviços e produtos pensados para uma desempenho mais saudável de funções “burocráticas” para além das demandas de qualidade operacional. Como essa é uma área tão ampla e diversificada, separamos os tópicos que mais merecem atenção. Continue lendo para saber mais!

Cadeiras, altura dos monitores e luz natural: estruturando a ergonomia do cartório

Imagem de um escritorio com apredes pretas, cadeiras e um notebook. Essa imagem representa a ergonomia para cartórios

Começamos com o segmento alvo das maiores dúvidas: estrutura. Muitas vezes, o foco na organização da estrutura de um cartório é a estética, com investimentos altos em decoradores e profissionais semelhantes. Claro, essa é uma seara que merece grande atenção, mas não se deve desconsiderar a usabilidade.

Muitos problemas físicos e até mesmo mentais relacionados ao trabalho tem como causa uma estrutura mal feita, que não suporta uma carga diária de serviço. O melhor exemplo é a junção de cadeiras desconfortáveis, mesas na altura incorreta e postura errada.

Todavia, é fácil prevenir problemas do tipo!

Cadeiras de escritório

As cadeiras de escritório merecem um tópico exclusivo por vários motivos. O maior motivo é óbvio: são os locais em que os colaboradores passam a maior parte da jornada de trabalho. Assim, devem ser preparadas para suportar todo o peso e movimentação sem prejuízos à saúde.

Entretanto, por conta do crescimento do home-office durante a pandemia, diversas novas fabricantes entraram no segmento. Dessa forma, são centenas de variações diferentes, mas há algumas características que facilitam a escolha pensando na ergonomia para cartórios.

  • Primeiro, opte por modelos que permitam ajustes de braços, costas e altura, ao menos. Desse modo, será possível que o utilizador fique com os joelhos e quadris em um ângulo de 90º, recomendado por profissionais da saúde.
  • Também, observe se a marca especifica a densidade da espuma. Isso influencia diretamente na durabilidade da cadeira, já que uma espuma mais densa suporta mais peso por mais tempo.
  • Por fim, caso o orçamento permita, cadeiras com apoio para cabeça costumam permitir uma melhor postura, já que a tendência é manter o pescoço em posições prejudiciais.

Altura do monitor

Já pensou investir milhares de reais em cadeiras de ponta e sua equipe ainda apresentar problemas laborais? Isso pode acontecer por culpa de um micro detalhe: a altura dos monitores.

Se não estiverem na altura dos olhos, nossa cabeça ficará levantada ou abaixada durante todo o tempo em que estivermos na frente da tela. Por isso, muitos que trabalham em escritórios costumam sentir dores no pescoço e ombros. Pode até parecer um detalhe sem importância, mas os danos causados a longo prazo podem ser grandes!

Também é preciso ter cuidado com a distância, já que a luz das telas prejudica nossa visão. Assim, é necessário ficar a 60 ou 70 cm do monitor.

Exercícios laborais e intervalos também podem ajudar a melhorar a ergonomia para cartórios

Imagem de um homem negro sentado no chão praticando alongamento. Essa imagem representa a ergonomia para cartórios.

Nossa dica final é aplicar uma prática já adotada em grandes empresas e escritórios e auxiliam muito na melhora da ergonomia para cartórios: exercícios laborais. São exercícios simples, pensados para evitar justamente doenças e transtornos causados pelas várias horas em uma única posição. Inclusive, uma pesquisa da USP publicada internacionalmente mostrou que funcionários de empresas com programas de ginástica laboral costumam sofrer com bem menos estresse e dores.

E como são esses exercícios? Bem básicos! Aqui vão alguns exemplos:

  • Alongue seu pescoço para frente, trás, esquerda e direita. Depois, leve o queixo para o ombro lentamente, de ambos os lados.
  • Para alongar os pulsos, estique o braço e puxe o dorso na mão na direção do antebraço. Depois, faça o movimento contrário, puxando a palma. É excelente para evitar lesões por esforço repetitivo (L.E.R).
  • Para melhorar a circulação das pernas, levante-as até estarem paralelas ao chão.
  • Para descansar os olhos, pisque por 2 segundos. Em seguida, olhe para cima, baixo, esquerda e direita.

Essas são dicas bem simples. Todavia, o melhor a se fazer é procurar um profissional de saúde, que poderá instruir e treinar toda a equipe na prática de ginástica laboral.

Gostou do nosso texto? Então continue acompanhando nossa página para mais artigos interessantes!