Backup com Robocopy: Realizando de forma profissional

Backup com Robocopy

Descubra mais sobre o comando Robocopy, técnica avançada de backup usada por profissionais.

Conforme já escrevemos no nosso texto sobre segurança digital e o provimento nº74, uma das práticas necessárias para um manuseio de dados responsável é o backup constante.

Assim, ao criar cópias de segurança, é possível recuperar dados importantes mesmo após incidentes e ataques virtuais. Há diversas formas de fazer backup, desde o tradicional backup físico até o revolucionário backup em nuvem. Todavia, como cartórios lidam com volumes gigantescos de dados, é preciso aprofundar o conhecimento na área para conhecer técnicas mais eficientes e que entregam resultados melhores em situações complexas.

Por isso, resolvemos trazer neste post uma explicação detalhada sobre o robocopy, um dos comandos mais conhecidos ao realizar cópias de segurança.

Robocopy – Robust File Copy

Hoje em dia, praticamente nenhum usuário padrão utiliza comandos e códigos para realizar qualquer função disponível em seus dispositivos. Os sistemas mais populares, como Windows, iOS, Android e macOS possuem interfaces amigáveis e super intuitivas, permitindo que mesmo pessoas sem nenhum conhecimento técnico consigam pôr em prática até mesmo ações complexas.

Todavia, por trás das interfaces gráficas, há um sistema complexo composto por diversas camadas de códigos, com o controle de funções e informações sendo feitas através de comandos. Naturalmente, o Windows segue essa lógica, com muitos comandos famosos por quem costumava utilizar as primeiras versões do sistema.

Um desses é justamente o Robocopy, abreviação de Robust File Copy, ou cópia robusta de arquivo. Ele é utilizado para fazer uma cópia completa de arquivos e diretórios, incluindo atributos, permissões e outros aspectos originais dos dados copiados. Também permite gerar logs de demonstração para avaliar a integridade do backup gerado, além de ter um excelente desempenho tanto com volumes reduzidos quanto com grandes massas de dados.

Outra grande vantagem do seu uso é fazer backups incrementais, ou seja, ao invés de copiar todos os dados novamente apenas por conta de uma pequena modificação, será possível copiar apenas novos arquivos e informações.

Como utilizar o robocopy

Antes de iniciar o passo a passo, a primeira dica que queremos trazer é que existem alguns programas de uso gratuito capazes de desempenhar a função do comando. Assim, não será preciso criar um script, escrever linhas de comando e nem se aprofundar nos aspectos mais técnicos.

Apenas para exemplificar, o FreeFileSync é de uso gratuito e desempenha as mesmas funções que o robocopy, sendo bem fácil de utilizar e disponível para todas as versões mais atuais do Windows. Agora, vamos para o tutorial.

1. Robocopy para backup simples e completo

Abra o prompt de comando do Windows, e digite: robocopy “C:\Origem” “D:\Destino” /E /COPYALL. Através desse comando, absolutamente todas informações contidas no diretório de origem serão copiadas.

2. Robocopy para backup incremental

Caso queira fazer uma cópia de segurança e depois apenas atualizá-la com as novas modificações, basta executar esse comando: “C:\Origem” “D:\Destino” /E /COPYALL /Z /R:3 /W:10 /XO /NP. Na primeira vez, ele fará o backup completo. Já na segunda vez que for executado, apenas os novos dados serão copiados. Interessante, não?

3. Criando um log com robocopy

Caso queira criar arquivo de registro da operação, basta adicionar o parâmetro /LOG no seu comando. O arquivo ficará salvo no diretório de destino do backup.

4. Outros parâmetros e funções

Por fim, caso queira se aventurar na utilização dessa ferramenta, basta digitar ROBOCOPY /? para uma lista de informações. Vale a pena dar uma conferida a cada atualização, pois o comando já foi modificado várias vezes e já recebeu diversas novas funções.

Gostou do nosso texto? Ficou em dúvidas sobre como implementar um sistema de backup na sua serventia? Entre em contato com nossa equipe e teremos prazer em te ajudar!