Mulheres e tecnologia: Elas sempre estiveram presentes!

Sabia que a história da tecnologia foi extremamente impactada por grandes mentes femininas? Apesar de sermos muitas vezes colocadas em cargos inferiores ou sofrermos discriminação, nós mulheres fomos e ainda somos de uma importância indispensável para a área.

Um dos maiores exemplos disso foi Ada Lovelace. Filha do famoso poeta Lord Byron, Lovelace se mostrou uma das matemáticas mais geniais da história da humanidade, sendo considerada a primeira programadora da história. Sem ela, nem mesmo o superconhecido Alan Turing poderia utilizar cálculos feitos através de computadores.

Outra grande programadora foi a almirante da Marinha dos Estados Unidos Grace Hopper. Sua maior criação foi a linguagem de programação COBOL, que revolucionou o meio ao facilitar bastante o ato de programar. Além disso, foi Hopper quem criou o termo “bug” para erros de sistema, além de ter sido uma grande defensora dos computadores pessoais, em substituição dos gigantescos computadores utilizados para cálculos.

Está lendo esse texto de um celular? Saiba que Hedy Lamarr, além de ter estreado inúmeros sucessos em Hollywood, foi responsável por criar o sistema que deu origem aos diversos meios de comunicação presentes no aparelho, como o wi-fi e 3G, entre outros.

No meio acadêmico, a freira Mary Kenneth não só teve importância vital na criação da linguagem de programação BASIC, utilizada até hoje para fins educacionais, como também foi a primeira mulher a receber um doutorado em ciência da computação.

Ada Lovelace – Reconhecida principalmente por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina

Outros nomes de grande importância:

  • Carol Shaw: A primeira mulher desenvolvedora de jogos e uma das pioneiras do mercado de videogames. Sem ela, o tão famoso Atari 2600 não teria recebido sucessos absurdos, sendo o jogo de corrida “River Raid” o mais famoso deles. O jogo possuía um revolucionário sistema procedural, que criava uma fase inédita sempre que o jogador dava start. Também teve importância vital no crescimento da empresa “Activision”, adquirida neste ano pela Microsoft por 70 bilhões de dólares.
  • Radia Perlman: A mãe da internet! É chamada dessa maneira por conta da criação do protocolo STP (Spanning Tree Protocol), responsável por otimizar o encaminhamento de dados através da rede.

Apesar de tanta importância histórica, por que as mulheres têm dificuldades em estar em cargos de liderança e ainda são discriminadas no meio tecnológico?

Percebeu a nossa importância na criação das principais tecnologias da informática? Apesar disso, esse continua sendo um dos mercados mais excludentes em relação às mulheres. Isso pode ser explicado por diversos fatores:

  • Para as mulheres no meio tecnológico, é comum não ter sua experiência reconhecida. Por exemplo, uma informação ou dica apresentada por uma mulher só é aplicada caso um homem confirme a qualidade daquilo.
  • Diariamente não são ouvidas, precisam falar, falar e falar mais um pouco, até esquecerem o que estavam falando.
  • Muitas equipes hesitam ou se recusam a aplicar alguma ideia vinda de uma colabora, mesmo que essa ideia seja promissora e possa dar resultados positivos.
  • O reconhecimento da suas qualidades profissionais muitas vezes é quase ou totalmente inexistente, recebendo elogios apenas por características físicas.
  • Outro grande problema enfrentado até os dias de hoje é a desigualdade salarial. Segundo o IBGE, a média salarial de uma mulher é 77,7 % menor do que a de um homem no mesmo cargo. Em cargos de liderança, a diferença é ainda maior: 61,9%.

Entretanto, elas possuem mais preparo e mais formação acadêmica, com 25% das mulheres possuindo ensino superior contra 18% dos homens.

E você, vai nos ajudar a mudar essa realidade?

Assinado: Isabella Flores, Isabela Barros, Gislene Tavares, Marcela Domingues e Patrícia Almeida