Liderança inovadora: como promover a cultura de inovação no seu cartório?

Um cartório excelente é um cartório com uma liderança inovadora. Mas o que é uma liderança inovadora?

Das grandes empresas de tecnologia, como Google, Apple e Tesla, até as pequenas startups, o grande objetivo é um só: inovar. E em absolutamente todos os casos, a inovação está sempre sujeita a uma liderança que pense no futuro, tome a frente e traga todas as novidades úteis para o ambiente de trabalho.

Steve Jobs, Bill Gates e Mark Zuckerberg são apenas alguns exemplos desse tipo de comando que não apenas mudou os rumos de suas respectivas companhias, mas todo o mercado. Mas a grande pergunta é: no ramo cartorário, por que ser uma liderança inovadora?

Indo além do comum

Respondendo a pergunta anterior, um tabelião ou registrador que inova é capaz de mudar até mesmo o ritmo comercial da sua cidade. Como assim?

Ao implementar novas tecnologias, aprimorar seus atendimentos, acelerar a entrega de documentações e atingir o máximo de qualidade, diversos cartórios conseguem promover verdadeiras revoluções em suas comarcas. Ao diminuir a insegurança e a espera, o público passa a confiar e aderir cada vez mais aos serviços do cartório.

Além disso, tendo em vista que muitas negociações demandam procedimentos que só podem ser feitos pelo cartório, um serviço célere aquece o mercado. Tomando como exemplo maior o ramo imobiliário, velocidade é tudo e pode ser crucial no fechamento de grandes transações.

Mas como inovar sob as diversas regras da categoria?

Liderança inovadora: 3 passos para revolucionar seu cartório

Reunimos 3 dicas para você refletir e aplicar na sua administração. Vamos lá!

1. Empatia pelo cliente

Claro, a melhor experiência para o cliente é o objetivo de todo oficial, mas como você encara os problemas de cada um deles? Cada um deles possui seu próprio contexto, condições econômicas e frequência de demanda. Assim, a questão da empatia não deve ser meramente sentimental.

Aplique métodos práticos para escutar críticas e sugestões, treine sua equipe para um atendimento atencioso e humanizado e, além de tudo, crie um ambiente confortável para clientes de qualquer esfera social.

2. Acolha sua equipe

Na outra ponta do fluxo de trabalho, está a grande força motriz do seu cartório: seus colaboradores. Quando citamos grandes exemplos de lideranças históricas, todos se destacaram ao conseguir descobrir talentos e manejá-los com o máximo de habilidade.

Sobre como lidava com sua equipe, Steve Jobs disse: “Não faz sentido contratar pessoas inteligentes e dizer-lhes o que precisa ser feito; nós contratamos pessoas inteligentes para que eles possam nos dizer o que fazer”.

3. Invista em tecnologia

Pense em inovação. Quais imagens vieram à sua mente? Com certeza foram dispositivos de ponta e tecnologias futurísticas. Assim, como ter uma liderança inovadora sem aplicar tecnologias revolucionárias na sua gestão?

Dessa forma, as ferramentas disponíveis para sua serventia abrangem todos os procedimentos e partes da sua serventia. De uma melhor organização no atendimento a uma otimização na lavratura dos atos, a tecnologia permite colocar seu cartório no ápice da vanguarda.

Por fim, caso tenha dúvidas sobre o tema, contate nossa equipe e teremos prazer em te auxiliar!