O que um cartório de notas faz?

Imagem do braço de um homem segurando uma caneta prestes a assinar um documento em uma mesa. Essa imagem representa um ato de assinatura em cartório de notas.

Você sabe o que um cartório de notas faz? Caso não saiba, este artigo foi feito para você. Hoje, você conhecerá tudo sobre os cartórios de notas!

Hoje, você conhecerá as principais funções e serviços que são prestados por esse tipo de cartório.

O que é um cartório?

Primeiramente, vamos entender o que são os cartórios. Cartórios são repartições extrajudiciais munidas de fé pública responsáveis por registrar, autenticar e resguardar os tramites legais dos cidadãos. Ou seja, em um cartório você pode oficializar documentos dos mais diversos aspectos da sua vida, desde o registro do seu nascimento, casamento até a oficialização da sua residência e contratos particulares. Existem diversos tipos de cartórios, em cada tipo se trata de uma esfera em específico. Hoje entenderemos mais sobre os Tabelionatos de Notas.

O que é um cartório de notas?

Cartório de Notas ou Tabelionato de Notas é o tipo de cartório que tem como principal função autenticar e validar juridicamente atos referente as vontades de uma pessoa.

Portanto, de uma forma prática, isso significa que neste cartório são formalizados eventos como: testamentos, separações consensuais, reconhecimentos de paternidades, doações, escrituras de compra e venda e muito mais!

Por isso, caso você esteja precisando fazer um registro de qualquer uma dessas ações, possa ser que essa serventia seja o tipo de cartório certo para você ir.  

Contudo, antes de ir até um Cartório de Notas, nós recomendamos que você dê uma olhada nos outros tipos de cartórios existentes – falamos isso porque possa ser que dependendo de qual seja a sua necessidade, outro tipo de cartório se encaixe mais.

Sendo assim, criamos um guia rápido sobre os principais tipos de cartórios – acesse o link abaixo e confira:

Principais serviços prestados

  • Escrituras;
  • Procuração;
  • Testamento;
  • Inventários;
  • Divórcio;
  • Apostilamento;
  • Atas Notariais;
  • Autenticação E Reconhecimento De Firmas;
  • União Estável.

Além disso, se você é um oficial de Registro de Notas não deixe de conhecer a solução de Gestão em Notas da Acsiv, um sistema integrado e modular completo para sua serventia!

Por fim, antes de finalizarmos este conteúdo, não se esqueça de compartilhar este conteúdo com um amigo (a) que também não sabe qual é a função de um cartório de notas. Com certeza este conteúdo o ajudará bastante.

Até a próxima!