Conheça os tipos de Cartórios e os seus serviços

Hoje, você conhecerá os tipos de cartórios que existem e as suas determinadas finalidades. Por isso, conheça agora cada um dos tipos de cartórios existentes

Você sabia que existem vários tipos de cartórios e que cada um deles tem determinadas finalidades?

Pois bem, caso você ainda não conheça os tipos de cartórios que existem, este artigo foi feito para você. Assim, hoje falaremos em detalhes sobre cada um dos tipos de cartórios e os serviços que são prestados por eles.

Por isso, leia atentamente até o final!

Agora, vamos lá!

Tipos de Cartório

Cartório de Notas

Como o primeiro cartório que iremos abordar, falaremos sobre o Cartório de Tabelionato de Notas. 

De modo muito simples, cabe a esse cartório autenticar e validar juridicamente a vontade de uma pessoa. Com isso, é no Cartório de Notas que ocorrerão a formalizações de emancipações, autenticações de cópias, reconhecimento de assinaturas, reconhecimentos de paternidades e muito mais!

Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais

Sendo o segundo cartório que iremos adentrar, falaremos agora sobre o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais.

De forma prática, é neste cartório que serão feitos os registros referente a marcos importantes na vida de um indivíduo, assim como: nascimento, casamento e óbito.

Com isso, é nesse tipo de cartório que são feitos os registros de nascimentos, emancipações, casamentos, óbitos, entre outros… 

Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas

De modo muito semelhante ao cartório anterior, mas partindo para a esfera das pessoas jurídicas, é no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas que é feito  os registros dos contratos sociais de sociedade simples, registros de atos constitutivos ou de associações, registro de alterações das sociedades civis e muito mais!

Cartório de Registro de Títulos e Documentos

Sendo o quarto cartório de nossa lista, falaremos sobre o Cartório de Registro de Títulos e Documentos. 

Quando se busca garantir autenticidade e segurança jurídica em relação a um documento, geralmente é para este tipo de cartório que o indivíduo deverá ir.

Neste tipo de cartório, são feitos quaisquer registros que não são atribuídos a outro ofício. Com isso, dentre as suas competências, podemos destacar os registros de:

  • Instrumentos Particulares
  • Penhor sobre coisas moveis
  • Contratos de parcerias agrícolas ou pecuárias
  • Notificações Extrajudiciais
  • Recibos

Entre outros registros…

Cartório de Registro de Imóveis

Agora, principalmente para aquelas pessoas que estão inseridas no ‘universo’ imobiliário, é provável que o Cartório de Registro de Imóveis seja muito útil.

É de competência deste cartório os seguintes serviços:

  • Penhoras
  • Contratos
  • Hipotecas
  • Escritura Pública

Entre outros registros…

Um ponto importante de ser mencionado é que cada Cartório de Registro de Imóveis possui a sua área de abrangência. Portanto, ao procurar por um cartório deste tipo, é importante que você fique atento a área de abrangência dele. 

Cartório de Protesto

Como penúltimo cartório que iremos falar hoje, adentraremos nas competências do Cartório de Protesto. 

É neste cartório que é registrada a falta de pagamento de uma dívida. Com isso, Estão entre as competências do Cartório de Protesto:

  • Protocolar títulos e de outros documentos de dívidas;
  • Intimar os devedores dos títulos;
  • Receber o pagamento dos títulos protocolizados;

Entre outras funções. Por isso, a ter uma dívida não paga, possa ser que o Cartório de Protesto seja o lugar certo para você ir.

Cartório Marítimo

Assim, como o último tipo de cartório que iremos falar em nossa lista, falaremos agora do Cartório Marítimo. 

Como o próprio nome já dá a entender, este tipo de cartório é aquele que cuida de contratos marítimos. Sabendo disso, se você está precisando fazer algum registro nessa área, possa ser que este seja o cartório certo para você!

Mas e aí, de todos esses tipos de cartórios, qual você ainda não conhecia? Deixe a sua opinião no campo de comentários.

E antes de finalizarmos, não se esqueça de compartilhar este conteúdo com um amigo (a) que ainda não conhece os mais variados tipos de cartórios. Sem dúvida este artigo será muito esclarecedor.