Processo seletivo: como formar uma boa equipe?

Se a equipe é um dos pilares do cartório, é preciso dar atenção especial para o processo seletivo.

Um oficial de cartório tem diversas responsabilidades, sendo o processo seletivo da sua equipe uma das maiores. Mais do que um procedimento padrão, é nesse momento que uma das “colunas” do cartório se forma, já que os colaboradores são uma parte essencial.

Assim, é preciso ter bastante cautela durante a seleção, aplicando práticas comprovadamente úteis para esses momentos. Para auxiliar nisso, o texto abaixo traz 5 dicas testadas na prática, mostrando como o processo seletivo pode ser uma ferramenta a favor do seu cartório.

1- Escolha o canal de divulgação mais compatível com os cargos

O primeiro passo para filtragem e otimização do processo seletivo ocorre antes mesmo do procedimento em si. Dessa maneira, ao divulgar a seleção, é de suma importância fazer isso nos canais corretos, de forma a atrair somente perfis que se encaixem no que for pedido.

Isso vai evitar que candidatos sem os requisitos desejados se apresentem. Além disso, vai atrair potenciais colaboradores com maior facilidade, já que a comunicação será feita para o público adequado.

Por exemplo, para cargos que demandem de uma formação específica ou grande experiência, plataformas como o Linkedin serão úteis.

2- Seja claro nos requisitos da vaga

Falamos acima sobre como é importante atrair apenas perfis que se encaixem na demanda da vaga. Nesse sentido, também é importante deixar claro qual tipo de experiência e formação o cargo necessita.

Além disso, a funcionalidade a ser desempenhada também deve ser bem exposta, preferencialmente com dados como jornada de trabalho. E, claro, o salário, benefícios e outras vantagens que aquela vaga oferta.

Aliás, bons profissionais, que são realmente requisitados e disputados, vão dar preferência a entrevistas para vagas em que todas as informações estejam claras. Por outro lado, uma seleção que não demonstra muito bem o que deseja do candidato e o que tem a oferecer vai atrair mais “aventureiros” sem tanto comprometimento.

3- Respeite o candidato

Talvez essa dica soe um pouco agressiva, mas é muito importante respeitar o candidato no processo seletivo, seja ele um perfil adequado ou não. Mas como demonstrar tal respeito? Através de pequenos detalhes.

Ser cordial, educado e sincero é algo que causa um impacto extremamente positivo. 

Além disso, “a primeira impressão é a que fica”. Logo, um colaborador que foi bem recebido já na entrevista vai se sentir confortável para iniciar sua jornada dentro do cartório.

4- Contratar ou promover?

E se o colaborador ideal já estiver na sua equipe, mas em outro cargo? Se a vaga exige alguém com experiência, muitas vezes será mais proveitoso promover um colaborador que já é conhecido do que recrutar alguém de fora.

Além disso, tais movimentos mostram que o oficial valoriza seus funcionários, recompensando suas jornadas e reconhecendo seus esforços.

Mesmo em casos que uma formação ou conhecimento específicos sejam necessários, um investimento em um membro do cartório pode ser mais eficiente (e econômico) do que buscar um profissional especializado. 

5- O oficial do cartório deve participar das entrevistas

Por fim, é de suma importância que o oficial conheça sua equipe. Seu papel como gerente demanda uma comunicação com absolutamente todos os setores e partes do cartório, sendo muito mais fácil ter tal conexão quando ela já surge na entrevista.

Muitas vezes, um currículo perfeito pode disfarçar alguma falha que somente o experiente oficial vai notar. Similarmente, um candidato sem tanta experiência “no papel” pode se destacar durante a entrevista e mostrar seu real potencial.

Conclusão

Seja você um oficial de cartório ou um membro do RH, essas dicas podem ser bem úteis para o processo seletivo. Além disso, já falamos aqui no blog sobre diversos outros assuntos, como métodos para aumentar a produtividade da equipe.

Dessa forma, continue acompanhando nossa página e entre em contato para saber mais!