O que é o PQTA 2022 e qual sua importância para os cartórios

PQTA 2022 logotipo

Saiba porque o PQTA – Prêmio de Qualidade Total ANOREG 2022 é importante para o seu cartório.

Desde 2013, a Associação Nacional dos Notários e Registradores do Brasil organiza o PQTA: Prêmio de Qualidade Total Anoreg. Assim, é considerada uma das principais certificações que um cartório pode obter, com diferentes níveis de reconhecimento. 

Todavia, há alguns questionamentos: o que é levado em consideração para o PQTA e por que ele é tão importante? Continue lendo para descobrir!

PQTA: Mais do que uma certificação de qualidade

Uma prática tradicional do meio empresarial são os certificados de qualidade. Expedidos por instituições especializadas em auditar e avaliar o funcionamento de organizações, são uma das melhores formas de atestar a competência, segurança, sustentabilidade, entre outras qualidades.

Tal prática migrou para outros setores. Por exemplo, o poder judiciário conta com o prêmio de qualidade do Conselho Nacional de Justiça, que premia com diferentes níveis de selos os tribunais com maior taxa de produtividade.

Assim, estando na vanguarda da modernização e sofisticação, a ANOREG criou sua própria forma de certificar e premiar os cartórios que mais se destacam no cenário nacional.

Dessa forma, o PQTA não avalia somente um aspecto da atividade cartorária, mas cada componente responsável por fazer “a máquina girar”.

O que o PQTA avalia?

O cartório é composto por diversos setores, prestando serviços variados e com diferentes tipos de habilidades e qualidades sendo requisitadas diariamente.

Por conta disso, uma avaliação que focasse somente em uma área não seria o suficiente para abranger a complexa realidade do segmento.

Justamente por isso, o PQTA abrange diversas normas, padrões, regulamentos e portarias, com a análise sendo divida em 10 itens distintos:

  1. ESTRATÉGIA;
  2. GESTÃO OPERACIONAL
  3. GESTÃO DE PESSOAS;
  4. INSTALAÇÕES; 
  5. GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO; 
  6. GESTÃO SOCIOAMBIENTAL; 
  7. GESTÃO DA INFORMATIZAÇÃO E DO CONTROLE DE DADOS; 
  8. GESTÃO DA INOVAÇÃO; 
  9. COMPLIANCE; 
  10. CONTINUIDADE DO NEGÓCIO.

Analisaremos cada um deles em um outro artigo, mas já é possível notar que cada um desses tópicos são simultaneamente distintos, mas totalmente interconectados.

E é aí que está a importância do PQTA para o seu cartório.

Um parâmetro a ser alcançado

Para um cartório ser bem sucedido a longo prazo, deve ser como um relógio suiço: diversos mecanismos complexos e lubrificados, mas não independentes, tendo em vista que o funcionamento de cada um é o que permite aos outros entregarem a hora exata.

Por isso, o PQTA não é um mero prêmio de reconhecimento para o público ou para a esfera cartorária. Ele é um sinal de que seu cartório é um empreendimento saudável tanto para o público, quanto para si próprio.

Afinal, a melhor das instalações não será bem aproveitada por uma equipe sem capacidade. E a melhor das equipes não conseguirá entregar resultados de qualidade sem um ambiente seguro e com boas condições de trabalho.

Tais conclusões podem ser feitas com absolutamente tudo que o Prêmio avalia. E mais: seus critérios devem ser adotados não somente por conta da certificação, mas também para que, a longo prazo, o cartório possa continuar entregando grande qualidade em seus serviços.

Inscrições abertas para o PQTA 2022

Já estão abertas as inscrições por parte dos Cartórios para a auditória do PQTA 2022. As auditorias serão realizadas entre 1º de agosto e 21 de outubro de 2022.

Após realizar o preenchimento do formulário on-line, serão agendados as datas para a inspeção pelo e-mail cadastrado. Esse ano

Os inscritos serão contatados, através do e-mail cadastrado no ato da inscrição, pelos auditores da APCER Brasil, empresa do Grupo Apcer, para o agendamento das auditorias independentes, que podem ser feitas presencialmente ou remotamente.

Fique ligado no nosso blog, para acompanhar todas as nossas publicações sobre o PQTA. Estamos preparando uma série completa sobre o assunto para você!