Impressoras: tipos e finalidades em serventias extrajudiciais

Descubra os diferentes tipos de impressoras e qual o uso de cada uma delas.

Por mais avançadas que as tecnologias estejam, como a digitalização de documentos e os diversos certificados digitais, o uso de impressoras é imprescindível na maioria dos atos. São diferentes impressões, desde certidões e selos até escrituras públicas.

Dessa forma, é necessário que o setor técnico do seu cartório tenha um amplo conhecimento sobre essa área. Por isso, resolvemos reunir os tipos de impressoras mais utilizados pelo mercado, facilitando futuras escolhas. Vamos lá!

Impressora a jato de tinta profissional

As impressoras profissionais com jato de tinta funcionam de forma semelhante às domésticas, mas com maior qualidade de impressão e um custo muitíssimo menor tanto nas impressões quanto na manutenção.

A maior parte delas não utiliza cartuchos, e sim tanques de tinta, em que se carrega diretamente o reservatório. Além disso, são projetadas para um acesso facilitado a maior parte das peças em caso de defeito. Compensam tanto para a impressão de documentos internos, em que não seja necessária tanta qualidade, quanto para documentos oficiais, com uso de papel de segurança.

Usos recomendados: Impressões em geral com tamanhos padrões, como A4 210 x 297 mm, A6 105 × 148 mm, Carta 215 x 279 mm, Executivo 184 x 266 mm e Ofício 216 x 356 mm. Também pode ser usada para impressão em papel de segurança usado em escrituras, atas notariais, entre outros.

Impressora a laser

Agilidade e eficiência definem as impressoras a laser. Funcionam da seguinte forma: através de estática, atraem o pó presente em um toner interno para a folha. Existem modelos em preto e branco, coloridas, domésticas e profissionais.

Suas vantagens são a impressão mais rápida e principalmente o custo muito menor de cada impressão. Os toners duram muito mais que um cartucho, sua recarga é mais barata e sua durabilidade é muito maior, além de um custo menor de manutenção. Mesmo comparadas com impressoras com tanques de tinta, ainda trazem um gasto diário bem menor.

Todavia, são bem mais caras, principalmente os modelos profissionais. Dependendo da demanda, vale instalar uma impressora desse tipo com uso compartilhado entre os setores que mais imprimem. Em setores com menos necessidade, as jato de tinta darão conta.

Usos recomendados: semelhante às impressoras a jato de tinta, também deve ser usada em impressões com tamanhos padrões, principalmente em grande volume. Também pode ser usada com impressões em papel de segurança.

Impressora a cera

Seu funcionamento é semelhante aos jatos de tinta, mas com uso de uma resina semelhante ao giz de cera. Dessa forma, desperdiçam muito menos material durante a impressão, possuem uma qualidade ainda mais alta que os tipos anteriores e seus refis entregam centenas de milhares de cópias.

Todavia, são extremamente caras. Mesmo comparadas com as impressoras a laser, ainda representam um custo muito acima. Por serem mais incomuns no mercado, também é mais complicado achar um suporte técnico de qualidade. Ainda assim, caso sua demanda seja muito alta, é o tipo mais recomendado.

Usos recomendados: bem semelhante às anteriores. Todavia, a alta qualidade de impressão oferece resultados muito superiores em impressões com papel de segurança, tanto em questão visual quanto na durabilidade.

Impressoras térmicas

As impressoras térmicas tem um uso totalmente diferente: são voltadas para impressões em tamanho reduzido, como notas fiscais, cupons, etiquetas e selos. Seu funcionamento ocorre através da queima da superfície do papel, sem utilizar tinta, cera ou pó.

Gastam pouquíssima energia, são bem fáceis de usar e a maioria são super compactas. Os modelos e valores variam conforme o tamanho da bobina que será utilizada, mas vale a pena investir nas vendidas por marcas mais conhecidas. Apesar das impressoras de marcas desconhecidas serem mais baratas, geralmente tem uma impressão de péssima qualidade, tanto na legibilidade quanto no alinhamento.

Uso recomendado: impressão menores e em formatos especiais. Para os cartórios, são especialmente úteis na impressão de selos e outros papéis com adesivo.

Impressoras Ribbon

Uma subcategoria das impressoras térmicas, utilizam fitas de poliéster. A impressora queima as fitas, que transferem os dados para o papel. São mais recomendadas para adesivos e etiquetas. Impressoras técnicas de maior qualidade geralmente permitem a impressão com e sem ribbon.

Impressoras matriciais

Mais “clássicas”, seu uso é comum quando é preciso imprimir com grande constância. Assim, funcionam de forma bem parecida com máquinas de escrever, através do impacto em uma faixa de tinta.

Não são úteis para imprimir qualquer tipo de documento, mas serão interessantes para uso interno, registrando procedimentos e coisas semelhantes.

Uso recomendado: apenas para registros de procedimentos internos, já que a qualidade de impressão é baixa e o papel compatível é de uso extremamente específico.

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando nosso blog para saber muito mais!