Um dos principais pilares da venda é a forma que você atende o seu cliente
O atendimento ao cliente, desde o cumprimento até o momento pós-venda, é fundamental para elevar o número de vendas. Além disso, este é um dos principais meios de conquistar quem se interessa pelos seus produtos. Se você quer entender como pode oferecer um atendimento excelente, nós vamos te ajudar.
Assim, se você acredita que o atendimento em seu cartório pode melhorar os resultados, sem dúvida, este texto é para você. Afinal, quem não gosta de ter um bom tratamento quando paga um serviço? Então a primeira dica para começar a leitura aprendendo é: sempre se coloque no lugar do cliente antes de atendê-lo.
Entenda melhor: melhore os seus resultados
Do que você gosta quando te atendem? Velocidade, dedicação, empatia? No fim, todos queremos nos sentir satisfeitos com a maneira que nos atendem. Seja no momento da compra, ou durante uma troca ou devolução, por esse motivo, a melhor forma de garantir que você foi excelente ao lidar com seu cliente, é o nível de satisfação.
Em 2020, um relatório da Zendesk constatou entre os participantes que 57% da compra e fidelização ao produto é motivada pelo atendimento. Este quesito fica apenas atrás do preço, o motivador de 62% dos participantes. Desse modo, alguns dos métodos mais eficazes de fazer um atendimento de qualidade podem ser:
- Suporte 24h (caso você ofereça serviços);
- Atendimento eficiente e empático;
- Solução de problemas em uma pequena janela de tempo;
- Assegurar retorno em caso de novos problemas;
- Oferecer ofertas e brindes exclusivos.
Estas são algumas maneiras ‘genéricas’, contudo, conforme o seu serviço ou produto, é possível seguir outros passos. Ah! Uma coisa que poucos falam é a identidade no momento de atender. As pessoas gostam de se identificar, então é importante se apresentar conforme o produto ou serviço que você presta.
A importância de um atendimento de alto nível
É notório que um dos grandes fatores de sucesso de grandes empresas é o atendimento ao cliente, seja pelo sorriso, carisma, etc. Não dá para negar que às vezes nos rendemos a um simples elogio, ou alguma fala do vendedor que foi de encontro ao nosso interesse.
Com isso em mente, a gigantesca Disney, pensou em um método de atendimento que ficou conhecido como H.E.A.R.D. As siglas representam: Hear, Empathize, Apologize, Resolve, Diagnose. Traduzindo seria: ouça, empatize-se, desculpe-se, resolva e diagnostique
Seguindo este modelo, o atendimento da Disney (além de seus atrativos) atraem pessoas do mundo inteiro. E não é difícil colocar em prática estes passos, assim, a seguir você vê como eles são simples:
Ouça: Como você vai resolver um problema sem entendê-lo? Então Este é o primeiro passo em um atendimento. Se um cliente não receber a atenção que merece, você pode perder diversas vendas.
Empatize-se: O que dissemos antes? Então, não deixe de praticar a empatia durante o atendimento. Se colocar no local do cliente é uma característica muito importante no mercado hoje.
Desculpe-se: Ninguém é perfeito, desse modo, todos podemos errar, então não há nenhum problema em se desculpar. Assim, é importante transmitir a sinceridade nas desculpas, afinal, este é um gesto que pode fidelizar o seu cliente.
Resolva: Desculpas são realmente necessárias, contudo, elas não terão nenhum efeito se o problema não for resolvido. Garantir a satisfação da pessoa atendida conta principalmente com esse ponto.
Diagnóstico: Existem situações que não podem acontecer mais de uma vez, nesse caso, o diagnóstico é muito eficiente para evitar novos erros. Então avalie os pontos atentamente, e desse modo, o seu atendimento estará em uma melhoria constante.
Viu como é simples? A partir desses passos você já pode oferecer um atendimento bem melhor para quem acompanha o seu trabalho.