Por que a gestão financeira é tão importante para o seu cartório?

Em qualquer empreendimento, uma boa saúde financeira pode ser a consequência do sucesso, e isso não seria diferente para os cartórios!

Exatamente por conta do caráter privado dos serviços públicos prestados, um cartório deve realizar o planejamento de seu capital para que possa prestar contas ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para a Receita Federal e, além disso, conseguir realizar investimentos para um estabelecimento cada vez mais eficiente.

Gerir financeiramente um cartório pode ser um problema por conta que muitos titulares não se consideram empresários e tampouco possuem informações ou formação na área financeira para fazer as decisões corretas. Contudo, para que o negócio seja viável, é necessário gerenciar os gastos e prevenir riscos, estimando a receita e fazendo análises para conseguir direcionar o cartório para um financeiro saudável.

Gestão financeira
Atualmente, os titulares já utilizam o livro caixa para controle financeiro, só que apenas isso não é o suficiente. Gerir financeiramente um cartório é conseguir tomar as melhores decisões a partir de indicadores que uma gestão financeira completa pode proporcionar. 
Dessa forma, o cartório e o seu titular podem utilizar de indicadores e métricas para realizar o planejamento orçamentário, além da criação de metas financeiras que poderão ser alcançadas, pensando a longo prazo e criando até uma reserva de emergência para quando precisar.
Sobretudo, é de extrema importância também investir na automatização e tecnologias para o setor financeiro, para que assim as análises cada vez mais sejam minuciosas e assertivas, diminuindo a margem de erro e trazendo uma estabilidade maior para o cartório.
Ademais, o uso de softwares e tecnologias mais avançadas oferece soluções para tarefas simples que podem ser bem feitas de forma rápida, como a emissão de cheques e geração de boletos.
Por exemplo, imagine o que aconteceu há 1 ano atrás: A pandemia mundial de COVID-19 fechou, obrigatoriamente, diversos estabelecimentos e a maioria teve dificuldades financeiras, principalmente, por fazerem seus negócios por meio do físico. E os estabelecimentos que não fecharam, por sua vez, tiveram que se reinventar e colocar em prática seus serviços de forma online.
Mas isso só é possível com uma gestão financeira eficiente, já que é necessário um médio para grande investimento em um espaço totalmente novo.
Falando da mesma maneira para os cartórios, é um grande problema do Brasil que muitos não tivessem ao menos site ou realizassem algum serviço virtualmente. E agora?
Se a saúde financeira do seu cartório está boa e saudável, é possível investir, mesmo com riscos, em um novo mundo, no caso online, para que assim o seu estabelecimento consiga atender às demandas e deixar os clientes satisfeitos.
Caso isso não aconteça, imagine se o seu cartório estivesse parado até hoje, com idas e vindas de quarentena e outras restrições?!
Por fim, adotar todo um processo financeiro adequado para o seu cartório é uma obrigação. E para que isso aconteça é necessário adotar medidas eficazes, como um planejamento consistente, uso de tecnologias, controles diários, automatização de ações e o monitoramento frequente do método e dos indicadores para se assegurar se tudo está ocorrendo da maneira correta.