A história da tecnologia: marcos da humanidade

Se tem algo que os cartórios estão cada vez mais interligados, esse algo é a tecnologia. Sem os avanços nas mais diversas áreas, não dá sequer para visualizar como seria o segmento atualmente.

Entretanto, muitos não conhecem o quanto diferentes conquistas contribuíram para o cenário atual. Assim, o texto abaixo traz um breve resumo sobre a história da tecnologia, mostrando os principais marcos, invenções e descobertas.

O que é tecnologia?

Falar sobre “tecnologia” é algo muito amplo. Afinal, o que é tecnologia? Segundo o dicionário Oxford, tecnologia pode ser definido como 

“1. Teoria geral e/ou estudo sistemático sobre técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios ou domínios da atividade humana (p.ex., indústria, ciência, etc.).

2. Técnica ou conjunto de técnicas de um domínio particular.

3. Qualquer técnica moderna e complexa.”

Assim, o conceito abrange muita coisa, mas pode ser resumido em invenções que auxiliem uma atividade humana. Seja qual for a atividade, seja qual for a invenção, se existe para facilitar a busca por algo, é uma tecnologia.

A origem da tecnologia

Se voltarmos até o nascimento da raça humana, podemos constatar um fato curioso: nossos antepassados não foram os primeiros hominídeos a usar tecnologia. Os neandertais possuíam cérebros maiores e, segundo algumas pesquisas, criaram ferramentas, jóias e outros artefatos que exigiam um certo intelecto.

Todavia, os Homo sapiens conseguiram permanecer e ocupar todo o planeta. Assim, é complicado dizer qual foi a primeira invenção humana, mas é possível indicar alguns pontos de virada em nossa história.

AgriculturA

Durante o período neolítico, ou “Era da Pedra Polida”, os pequenos grupos de humanos perceberam que precisavam se assentar para conseguir expandir. Com isso, surgiu a invenção que provavelmente permitiu que a civilização surgisse como conhecemos: a agricultura.

Sem depender da caça ou da coleta, as vilas passaram a surgir, tornaram-se cidades e finalmente a humanidade avançava a passos largos para o futuro. A teoria mais aceita é de que oito espécies deram origem à agricultura: faro, trigo, cevada, ervilha, lentilha, ervilha, grão-de-bico e linho.

Moeda

Milênios após a invenção da agricultura, os povos ainda usam do escambo como principal forma de fazer comércio. Todavia, isso limitava bastante a movimentação de recursos e tornava praticamente impossível adquirir materiais em abundância ou em um local distinto.

Todavia, com a criação das moedas, povos distantes passaram a ter relações mais próximas e as cidades passaram a surgir com mais facilidade. 

Escrita

Fechando o trio de tecnologias vitais para humanidade, a escrita permitiu que se armazenasse o recurso mais precioso para nossa espécie: o conhecimento. Com isso, passamos a sempre evoluir, aprendendo com os erros e acertos dos antepassados e podemos deixar aquilo que descobrimos como herança para o futuro.

Historiadores indicam que os sumérios foram os primeiros a ter um alfabeto completo, com um sistema complexo de escrita, em 3.700 a.C.

Marcos da tecnologia

Avançando milênios no futuro, algumas invenções foram de grande importância para o progresso da tecnologia. Dentre elas, podemos destacar:

  • Cobre (8.000 a.C.), Bronze (4.000 a.C.), Ferro (1.500 a.C.): sem esses três metais, quase nenhuma ferramenta teria surgido;
  • Engenharia (500 a.C.): embora a construção de grandes obras existisse desde os primórdios da civilização, os romanos foram responsáveis por projetos que serviram como base para grande parte da engenharia moderna;
  • Matemática (3.500 a.C.): assim como a escrita, a matemática continua sendo uma das colunas para o desenvolvimento humano. Das pirâmides do Egito até o smartphone no seu bolso, há matemática em tudo nos cerca;
  • Sistemas de geração e distribuição de energia elétrica (Final de 1800 d.C.): apesar da eletricidade já constar em registros desde a Grécia Antiga, a capacidade de gerá-la e distribuí-la surgiu apenas no final de 1800;
  • Antibióticos (1928 d.C.): Saltando para o século XX, a invenção dos antibióticos por Alexander Fleming foi um dos passos vitais para a medicina moderna atingir o patamar atual;
  • Internet (Meados de 1980 d.C.) : usando tecnologias militares e uma forma muito antiquada de transmissão de dados, a internet surgiu na década de 80 e moldou o mundo, trazendo consigo a Era da Comunicação.

Conclusão

Falar sobre a história da tecnologia em um único artigo é impossível. Por isso, sinta-se inspirado pelo texto acima e busque saber mais sobre a incrível trajetória das invenções humanas. Além disso, acompanhe nossas publicações e redes sociais para saber mais!