O Instagram pode ser a solução ideal para seu cartório atingir o grande público. Mas como usar?
O Instagram, atualmente, atinge cerca de 122 milhões de pessoas, sendo um canal de comunicação poderoso demais para não ser utilizado por cartórios.
Todavia, como toda ferramenta, sua real utilidade só surge com o uso correto. Boas práticas, estratégias, técnicas e muito planejamento estão envolvidos no manejo da plataforma.
Além disso, os cartórios precisam tomar cuidado com os limites legais, respeitando regras já existentes.
Pensando nisso, reunimos algumas dicas para mostrar como seu cartório pode usar o Instagram da melhor maneira possível. Continue lendo!
As limitações legais
Neste artigo sobre redes sociais, já mostramos quais são as normas que regulamentam a publicidade cartorária. Por conta disso, não vamos nos aprofundar no tema, mas é interessante trazer algumas informações mais pertinentes.
A primeira delas é que, de forma geral, o marketing de cartórios segue o preceito da moderação. Comparações, críticas, posicionamentos e tentativa de captar clientes é expressamente proibido e antiético, sendo práticas que podem resultar em penalidades.
Além disso, os canais de comunicação dos cartórios devem ter o objetivo de informar ao público sobre seus procedimentos, tornando o direito cartorário mais acessível mesmo para quem não possui conhecimento na área.
Dito isso, vamos para o principal objetivo do artigo: como usar o Instagram a favor do cartório.
Sem estratégia não há resultados
Há alguns meses, uma influenciadora digital muito conhecida, com milhões de seguidores na plataforma, mostrou como planejava suas postagens. A publicação surpreendeu por mostrar quão metódica são tais estratégias: da foto do seu café ao acordar até comentários em perfis de amigos, tudo estava previsto e pensado.
Mas por que estamos falando sobre isso? Porque essa é a fórmula para atingir o público: planejar conteúdo. E esse planejamento é importante por dois motivos distintos.
- Use o algoritmo do Instagram a favor do cartório
Atualmente, todas as redes sociais são “controladas” por inteligências artificiais que detectam padrões e entregam o conteúdo conforme o gosto de cada usuário.
Dessa forma, perfis que tem uma certa frequência e regularidade nas postagens são favorecidos com uma exposição orgânica (sem precisar pagar) maior.
Por isso, é importante ter uma programação de postagens no perfil do cartório, seguindo um cronograma fixo. Apesar de parecer trabalhoso, é algo que vai facilitar ainda mais o uso da ferramenta.
- Sem planejamento, seu cartório pode ser esquecido
O outro motivo importante para planejar o conteúdo é manter a marca sempre fresca na mente do público.
Assim, as redes sociais são naturalmente um local de informações rápidas e fenômenos efêmeros. Em questão de dias, um perfil pode ir do topo ao esquecimento rapidamente.
Por isso, é importante planejar uma estratégia de publicações e interações que mantenha o cartório sempre em contato com seus seguidores.
Marketing de conteúdo: mais do que propaganda
Saindo das estratégias de crescimento, está na hora de falar do marketing de conteúdo. Basicamente, é um tipo de marketing em que a marca leva informações úteis ao usuário, em vez de só apresentar serviços ou realizar vendas.
E esse conceito se encaixa perfeitamente nas necessidades dos cartórios. Dessa forma, é importante criar um conteúdo interessante, rico e que mostre sua utilidade de forma clara.
Um ótimo livro sobre o assunto é “Marketing de Conteúdo – A moeda do século XXI”, por Rafael Rez. Lá, ele explica como esse tipo de produção se tornou um bem de valor após a transformação digital.
Conclusão
Esse texto foi apenas uma leve introdução para um assunto bem mais profundo. Por isso, recomendamos que leia nosso texto 5 Ferramentas para Turbinar as Redes Sociais de Cartórios, onde mostramos outra abordagem sobre o tema.
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