Há algumas décadas, um segmento do mercado tem sido o mais inovador e lucrativo: o setor tecnológico. Empresas como Google (parte da Alphabet), Apple, Microsoft e Amazon revolucionaram não somente com criações de novos produtos, mas também com uma nova lógica de trabalho.
Assim, apesar de serem organizações bilionárias/trilionárias, seu exemplo pode ser extraído e inspirar lideranças em círculos menores. Mais precisamente, mostraremos como o meio cartorário pode utilizar desses casos para alcançar ainda mais sucesso!
A inovação das grandes empresas de tecnologia
Há algumas décadas, o setor tecnológico não era tão diferente de outras áreas. A maior parte das empresas utilizavam formas de trabalho muito tradicionais, sem grande incentivo para inovações ou evolução. Dessa forma, algumas mentes brilhantes passaram a enxergar uma necessidade de mudança, uma visão mais voltada para o futuro e menos para o passado.
Nomes como Bill Gates, Steve Jobs, Larry Page e Jeff Bezos possuíam uma coisa em comum quando decidiram revolucionar suas esferas: vontade de inovar ao máximo. Dessa forma, não havia medo de apostar em novas tecnologias, desde que vissem potencial.
Outra grande questão é que eles se mostraram líderes natos. Assim, conseguiam captar e orientar outras mentes poderosas na direção correta. Por exemplo, Steve Jobs não foi diretamente responsável pela criação de sucessos como o Iphone ou o Macintosh, mas teve papel vital ao guiar seus colaboradores no sentido correto.
Colocando em comparação com o meio cartorário, basta pensar que toda serventia tem como peça chave seu tabelião ou oficial de registro. É através da sua liderança que a serventia pode alcançar patamares mais elevados, com inovação e orientação exemplares.
Produtividade e especialização
Outra grande mudança mais recente que as empresas do Vale do Silício trouxeram foi relacionada ao ambiente e a forma de se trabalhar. O ponto de vista foi invertido: ao invés de ver o lucro como ponto principal, deixando seus colaboradores em segundo plano, essas organizações perceberam que o sucesso estava justamente na sua mão de obra.
Desse jeito, abandonou-se a cultura da estafa, opressão e jornadas longas. Hoje em dia, o foco está na produtividade, permitindo fazer mais em menos tempo, sem afetar a saúde mental ou física.
Outro grande foco para companhias como o Google é a qualidade em contraste com a quantidade. Ao invés de manter equipes inchadas, com membros despreparados ou com pouca especialização, elas preferem selecionar apenas os melhores dos melhores, muitas vezes buscando profissionais antes mesmo de se formarem e investindo em aprimoramentos.
Manutenção da imagem
Por fim, já analisou o porquê de se falar tanto sobre essas empresas? Claro, há todo o sucesso comercial e liderança em vendas, mas um outro motivo fez elas ganharem tanta relevância: a manutenção da imagem.
O melhor exemplo é a Apple. Cada produto e apresentação é pensada para agradar nos mínimos detalhes, agradando os já fiéis clientes e conquistando outros. Seus dispositivos entregam além da função original, sendo objetos relevantes socialmente. Mesmo aqueles que carecem de inovação ainda fazem sucesso.
De forma semelhante, um cartório que preze pela sua imagem e reputação torna-se não somente um ponto de confiança para seus clientes, mas também uma referência para o segmento.
Caso queira saber mais sobre como inovar e trazer tecnologia para o seu cartório, entre em contato com a nossa equipe!