Saúde e Produtividade: A Importância da Ergonomia para os Trabalhadores de Cartórios

Considerada um risco à saúde do trabalhador quando não levada a sério, a ergonomia se destaca como fator primordial para a saúde e qualidade de vida do nosso dia a dia. Não é incomum nos depararmos com dores nas costas, tensão muscular, dores de cabeça, dentre inúmeros desconfortos ocasionados na maioria pela má postura no ambiente de trabalho.

Com isso, a ergonomia visa principalmente adaptar o ambiente de trabalho às necessidades físicas e cognitivas das pessoas, promovendo o bem-estar e aumentando a eficiência. No contexto dos cartórios, onde o fluxo de documentos, atendimento ao público e atividades repetitivas fazem parte do cotidiano, a ergonomia desempenha um papel fundamental para garantir a saúde dos colaboradores e a satisfação dos clientes.

As atividades desempenhadas em muitos casos envolvem a repetição de tarefas como digitalização, arquivamento de documentos e atendimento a clientes em balcões ou por meio digital. Além, é claro, de serem exercidas pelos colaboradores que passam horas sentados em suas mesas ou guichês. Diante disso, seguem algumas dicas para garantir que o posto de trabalho seja adequado e proporcione um ambiente satisfatório para trabalhar:

  1. Ajuste adequado das cadeiras:

Certifique-se de que as cadeiras sejam ajustáveis, permitindo ajuste na altura e no encosto para um melhor apoio da coluna e conforto durante o trabalho. Os pés devem ficar apoiados no chão, formando um ângulo de 90°.

  1. Posição correta do monitor:

O topo do monitor deve estar ao nível dos olhos, com a tela a uma distância de cerca de 50 a 70 cm, para evitar forçar o pescoço e os olhos. Monitores ajustáveis ou suportes ajudam a manter a postura adequada.

  1. Iluminação adequada:

Evite reflexos na tela do computador e áreas muito escuras ou excessivamente claras. A iluminação deve ser uniforme e direcionada para evitar a fadiga ocular.

  1. Postura correta ao digitar:

Mantenha os cotovelos em um ângulo de 90 graus ao digitar, com os punhos em uma posição neutra, sem os dobrar para cima ou para baixo. O uso de teclados e mouses ergonômicos pode ajudar.

  1. Pausas regulares:

Realizar pequenas pausas a cada 50 minutos para se levantar, alongar os braços, pescoço e pernas é essencial para evitar tensões musculares e melhorar a circulação sanguínea.

  1. Organização do espaço de trabalho:

Mantenha objetos de uso frequente, como telefone, documentos e materiais, ao alcance das mãos para evitar movimentos excessivos ou posturas inadequadas.

  1. Climatização adequada:

Um ambiente com temperatura controlada, ventilado e com boa circulação de ar contribui para o bem-estar dos colaboradores e clientes, evitando desconforto e cansaço.

Ademais, é interessante promover e treinar os colaboradores para que se policiem nas posturas corretas, façam pausas regulares e utilizem os equipamentos eficientemente. Isso maximiza os benefícios ergonômicos e cria uma cultura de saúde no ambiente de trabalho. Uma dica também muito valiosa é a promoção de ginásticas elaborais com o apoio de um especialista. Esses momentos, além de trazer descontração, contribuem ainda mais na promoção da saúde do colaborador. Todo esforço é pouco ao tratar de um bem tão precioso como a nossa saúde. Vale a pena aderir a tais práticas para colhermos os frutos a longo prazo. 

Escrito por: Lourença Maria