Considerada um risco à saúde do trabalhador quando não levada a sério, a ergonomia se destaca como fator primordial para a saúde e qualidade de vida do nosso dia a dia. Não é incomum nos depararmos com dores nas costas, tensão muscular, dores de cabeça, dentre inúmeros desconfortos ocasionados na maioria pela má postura no ambiente de trabalho.
Com isso, a ergonomia visa principalmente adaptar o ambiente de trabalho às necessidades físicas e cognitivas das pessoas, promovendo o bem-estar e aumentando a eficiência. No contexto dos cartórios, onde o fluxo de documentos, atendimento ao público e atividades repetitivas fazem parte do cotidiano, a ergonomia desempenha um papel fundamental para garantir a saúde dos colaboradores e a satisfação dos clientes.
As atividades desempenhadas em muitos casos envolvem a repetição de tarefas como digitalização, arquivamento de documentos e atendimento a clientes em balcões ou por meio digital. Além, é claro, de serem exercidas pelos colaboradores que passam horas sentados em suas mesas ou guichês. Diante disso, seguem algumas dicas para garantir que o posto de trabalho seja adequado e proporcione um ambiente satisfatório para trabalhar:
- Ajuste adequado das cadeiras:
Certifique-se de que as cadeiras sejam ajustáveis, permitindo ajuste na altura e no encosto para um melhor apoio da coluna e conforto durante o trabalho. Os pés devem ficar apoiados no chão, formando um ângulo de 90°.
- Posição correta do monitor:
O topo do monitor deve estar ao nível dos olhos, com a tela a uma distância de cerca de 50 a 70 cm, para evitar forçar o pescoço e os olhos. Monitores ajustáveis ou suportes ajudam a manter a postura adequada.
- Iluminação adequada:
Evite reflexos na tela do computador e áreas muito escuras ou excessivamente claras. A iluminação deve ser uniforme e direcionada para evitar a fadiga ocular.
- Postura correta ao digitar:
Mantenha os cotovelos em um ângulo de 90 graus ao digitar, com os punhos em uma posição neutra, sem os dobrar para cima ou para baixo. O uso de teclados e mouses ergonômicos pode ajudar.
Realizar pequenas pausas a cada 50 minutos para se levantar, alongar os braços, pescoço e pernas é essencial para evitar tensões musculares e melhorar a circulação sanguínea.
- Organização do espaço de trabalho:
Mantenha objetos de uso frequente, como telefone, documentos e materiais, ao alcance das mãos para evitar movimentos excessivos ou posturas inadequadas.
- Climatização adequada:
Um ambiente com temperatura controlada, ventilado e com boa circulação de ar contribui para o bem-estar dos colaboradores e clientes, evitando desconforto e cansaço.
Ademais, é interessante promover e treinar os colaboradores para que se policiem nas posturas corretas, façam pausas regulares e utilizem os equipamentos eficientemente. Isso maximiza os benefícios ergonômicos e cria uma cultura de saúde no ambiente de trabalho. Uma dica também muito valiosa é a promoção de ginásticas elaborais com o apoio de um especialista. Esses momentos, além de trazer descontração, contribuem ainda mais na promoção da saúde do colaborador. Todo esforço é pouco ao tratar de um bem tão precioso como a nossa saúde. Vale a pena aderir a tais práticas para colhermos os frutos a longo prazo.
Escrito por: Lourença Maria