A Voz do Cliente: Transformando Cartórios com Pesquisas de Satisfação para um Atendimento Excepcional

“O cliente tem sempre razão.” Este é, sem dúvida, um dos slogans mais valorizados por qualquer negócio, incluindo os cartórios. Focar em um excelente relacionamento com o cliente é crucial para garantir uma boa reputação e se destacar no mercado. Compreender as necessidades e expectativas dos clientes no ambiente de um cartório é essencial para criar uma cultura de satisfação e assegurar que o cartório seja reconhecido por seu atendimento de alta qualidade.

Para isso, é fundamental realizar pesquisas de satisfação eficazes. Através dessas pesquisas, os cartórios podem obter feedback valioso, identificar pontos fortes e áreas de melhoria, aprimorar seus serviços e construir relacionamentos duradouros com os clientes. A seguir, apresentamos algumas dicas sobre como conduzir uma pesquisa de satisfação eficaz:

Dica 1: Compreenda as necessidades dos usuários de cartórios. Vá além do atendimento básico. A pesquisa deve abordar diversos aspectos da experiência do cliente no cartório, como facilidade de acesso (verifique o agendamento de serviços), clareza e rapidez na comunicação (o atendimento é burocrático ou ágil?), o comportamento dos funcionários (cortesia e simpatia no atendimento) e também a modernização e organização do ambiente (se o ambiente é organizado, agradável e voltado para modernidade).

Dica 2: Divida sua pesquisa em segmentos para obter dados precisos e mais objetivos.  É preciso entender que os clientes do cartório não possuem as mesmas necessidades. Divida a pesquisa por tipo de serviço, perfil do cliente (pessoa física ou jurídica) e outros critérios relevantes. Isso permitirá uma análise mais profunda das necessidades e expectativas de cada grupo de usuários.

Dica 3: Utilize canais de pesquisa adequados. Ofereça diversas opções para facilitar a participação dos usuários, como questionários online, entrevistas presenciais ou telefônicas, caixas de sugestões e até mesmo grupos focais.

Dica 4: Elabore perguntas claras e objetivas. Utilize uma linguagem simples e direta, adequada ao público-alvo. As perguntas devem ser variadas como, por exemplo, questões abertas, de múltipla escolha, escalas de Likert e até mesmo perguntas que permitam anexar arquivos ou imagens.

Dica 5. Divulgue a pesquisa em diferentes canais. Coloque no site, nas redes sociais, murais no cartório e até mesmo emails marketing para informar sobre a pesquisa. Comunique os benefícios da participação, como a chance de contribuir para um serviço melhor. Muito importante também pensar fora da caixa, ser criativo e surpreender os clientes.

Dica 6. Crie um plano de ação para implementar as melhorias. Priorize as ações conforme o impacto e a viabilidade de implementação. Faça também a definição dos prazos e responsáveis para cada ação. Outro fato primordial é divulgar os resultados para os clientes e mostrar que está levando em consideração as melhorias que disseram.

Dica 7. Monitore os resultados e realize pesquisas periodicamente. A pesquisa de satisfação deve ser um processo contínuo. Repita a pesquisa periodicamente para avaliar a evolução da percepção dos usuários ao longo do tempo.

Em síntese, a pesquisa de satisfação é uma ferramenta essencial para garantir o atendimento de qualidade dos cartórios. Criar uma relação duradoura com o usuário permite que o cartório seja uma referência nos serviços prestados. Afinal, o melhor aliado do marketing, além é claro das redes sociais, é o famoso boca a boca. Além das dicas acima, é preciso que a inovação e criatividade seja praticada pelas equipes dos cartórios para conseguir agradar o cliente e surpreendê-lo, pensar em lives nas redes sociais com divulgação de melhorias e serviços, descontos, comemoração de aniversário do cartório, promoção de um ambiente climatizado com café, biscoitos, dentre outros, pode ajudar que a serventia seja um destaque na região. Isso tudo irá fazer com que o principal objetivo dos cartórios como qualquer outro negócio seja o prazer em atender bem os clientes.

Nós da ACSIV valorizamos o prazer de atender bem nossos clientes e esperamos que este artigo ajude nossos parceiros a alcançar a tão estimada qualidade no atendimento.

Escrito por: Lourença Maria