Um cartório costuma ter uma equipe bem diversa, principalmente no que se refere às diferentes idades. Assim, é importante saber lidar com possíveis choques de gerações, que podem ser mais frequentes do que se imagina.
Além disso, o bom gestor deve fugir de qualquer preconceito, seja com os mais jovens ou com os de idades mais avançadas. Vamos falar sobre tudo isso logo abaixo, então continue lendo!
Choque de gerações: quando ocorre?
Atualmente, as ciências sociais dividem as gerações da seguinte maneira:
- Baby Boomers: nascidos entre 1946 e 1964, considerados os “filhos” da Segunda Guerra Mundial
- Geração X: nascidos entre 1965 e 1980 no Brasil, é a geração que passou por grandes mudanças políticas e econômicas
- Geração Y ou Millennials: nascidos entre 1981 e 1996, passaram pela revolução tecnológica, sendo as primeiras a conviverem com a internet desde a juventude
- Geração Z: nascidos entre 1997 e 2010, são a última geração antes das redes sociais tomarem conta da comunicação humana
- Geração Alfa: nascidos a partir de 2010, praticamente nasceram com perfis nas mais distintas redes, com uma cultura totalmente baseada na internet.
Para os cartórios, as gerações X, Y e Z são as mais comuns de se encontrar dentro das equipes. Assim, as três possuem muitas diferenças culturais e sociais, principalmente no que se refere a formas de comunicação e interação com tecnologias.
Com isso, os choques de gerações costumam ocorrer justamente nessas duas esferas: comunicação e recursos tecnológicos.
De um lado, há costumes menos ligados ao digital, como a utilização de anotações para controlar tarefas, foco em conversas “no mundo real” e uma maior dificuldade para se adaptar a inovações.
Já no extremo mais jovem, há toda uma geração que se tornou menos conectada “fisicamente”, mas que possui grande facilidade de se expressar por meios eletrônicos. Por exemplo, não é incomum ver duas pessoas na mesma sala se comunicando pelo telefone, mesmo podendo conversar normalmente.
Problemas comuns
Assim, quais problemas podem surgir desses contrastes? Primeiramente, o desencontro de informações. Com pessoas que se comunicam de forma diferente, torna- se complicado encontrar um canal em comum.
A solução de imprevistos também é outro fator que pode colocar uma cultura contra a outra. Apenas ilustrando, colaboradores das gerações X e Z podem ter ideias totalmente diferentes de como fazer marketing e propaganda.
Como encontrar um lugar-comum
Nenhum gestor deve tentar igualar totalmente todos os colaboradores. Afinal, cada um possui uma personalidade própria e essas diferenças contribuem para o cartório está em constante evolução.
Todavia, é possível, sim, encontrar um “local” em que todos possam resolver esses “embates”. Antes disso, é preciso detectar em qual esfera há mais problemas.
O cartório está com dificuldade de adotar novas tecnologias? Os setores não conseguem concordar ao buscar soluções para alguma questão? Há brigas, discussões ou desentendimentos entre os colaboradores?
Cada um desses problemas possui soluções diferentes. Para o primeiro, é importante aplicar diferentes métodos de treinamento. Por exemplo, em vez de já aplicar um novo programa, criar manuais e prestar consultorias nos primeiros dias.
Já para outras questões, é importante focar em uma comunicação imparcial e não violenta. Falamos sobre isso nesse artigo.
A importância de ter diferentes faixas etárias
Talvez alguns pensem que a melhor forma de evitar problemas é igualar as gerações, contratando pessoas apenas de determinadas idades.
Todavia, isso pode culminar em um cartório que não possui uma visão ampla da sociedade e cujos clientes não conseguem se identificar.
Inclusive, têm se falado bastante na discriminação etária, também chamada de etarismo. O termo se refere à exclusão de pessoas mais velhas, principalmente no mercado de trabalho, culminando em milhões de desempregados e na falta de estratégias que englobam as gerações mais antigas.
Se o seu cartório preza por um ambiente diverso e sem exclusões, é muito importante levar esse assunto em consideração. Assim, mais do que aplicar o que foi dito neste artigo, pesquise mais sobre o assunto e analise como aprimorar sua equipe sob essa ótica.